27 setembro, 2002

Quem já ouviu na rádio Eldorado a versão de Caetano Veloso para a "Maracatu Atômico", de Chico Sciense?
Não sou crítica musical, até porque se fosse, nunca estaria aqui, sentada exatamente na cadeira em que estou. Tenho aqui a humilde opinião de ouvinte.

Caetano simplesmente estragou a música. Ele colocou uma versão maluca, com arranjos diferentes, mudou andamento, mudou melodias, manteve a letra, e só. O que se sente ao ouvir o assassinato que se faz de uma música que elevou Chico Sciense ao status de mito é um desgosto, uma tristeza inquietante. A voz mole do baiano dá uma angústia no peito, do tipo que me faz parar tudo que estou fazendo só pra ir até o som e mudar a estação. E olha que, com a cultura preguiçosa em que fui criada, isto é um ato de revolta! Só faço isso em músicas do Legião Urbana, Capital Inicial, Engenheiros do Havaí e agora nessa do Caetano, que não dá pra engolir assim, sem nenhum alucinógeno.

Nenhum comentário: