09 novembro, 2003

A Bela e a Fera: Bonitinho, mas ordinário

Quando a gente vê uma coisa depois que todo mundo já elogiou, o mínimo que se espera é juntar-se ao coro: "Bravo! Magnífico!"

Que nada... talvez pelo tamanho da minha expectativa o tombo do cavalo tenha sido tão grande. Na verdade eu não achei tão ruim. É um musical da Broadway, ou um Broadway-wannabe. De fato é muito próximo dos musicais de Nova York, mas essa montagem nunca passaria por lá. E não falo isso por causa do idioma.

Quando morei nos EUAs assisti a vérios musicais, alguns em NY outros itinerantes que passavam pela minha cidade. Também participei de um festival de teatro de escolas do ensino médio. Fiquei impressionada com as montagens apresentadas no festival. Apresentaram Phantom, Godspell, Into the Woods, South Pacific, West Side Story e o que eu achei muito legal, School House Rock (feito por um pessoal da minha cidade). Eram montagens lindas mesmo, alto nível.

Esta montagem de A Bela e a Fera no Brasil tá bem ali, pareio com as montagens colegiais dos americanos.

Isso é triste, principalmente quando se pensa que foram gastos 8 milhões nessa produção (e o faturamento está beeeeeeeeeeem superior a isso). O que deu pra notar de quando tentamos fazer um musical tipicamente americano é que a comparação com o que existe por lá o transforma em algo beirando o amador. Se ao menos não quiséssemos ser tão americanos...

O melhor do musical, na minha opinião foi a Fera, que transformou muitos de seus momentos em cenas cômicas, e o ator tem uma desenvoltura ótima, fugindo um pouco das marcações americanas, dando um ar mais brasileiro à montagem. A Bela deu pena. Quase raiva, depois de ver o currículo da moça. Foi criada em Los Angeles, fala inglês sem sotaque e já participou de montagens da Broadway. Mas a mim ela não convenceu... faltou interpretação. A voz estava afinada, mas muito fraca.

No final, aconteceu algo tipicamente brasileiro: um apagão. Estragou o finale.

Heheh... aí todos lembraram que estamos mesmo em Sampa.

Nenhum comentário: