03 fevereiro, 2004

Da solidão. E do desespero de se comunicar

E ficando ali sentada, fazendo parte daquela multidão, aumentando as estatísticas dos passageiros de ônibus em São Paulo, de repente ouço

"Ah, essa chuva tá demais!"

Era o senhor gorducho ao meu lado. Nunca o vi na vida, mas sinto que há uma necessidade de se comunicar, como se aquela solidão diante de tantos rostos estranhos, e estes tão próximos do seu, te fizessem criar um meio de saber se essas pessoas são mesmo reais.

"Verdade."

Respondi meio sem expressão. Mas vejo que essa gelada, típica da "classe média auto-denominada intelectual", faz mesmo de tudo pra não se misturar com a "ralé".

"Bom é que tá chovendo lá no norte, na minha terra"

E eu com isso... Eu tudo com isso! Deixa de ser otária e conversa com o moço!

"Tá é?"

"É. É uma bênção!"

...

...

Onde será que ele tá indo?

"São Paulo tem emprego pra caramba, né?"

"Graças a Deus! Lá na minha terra num tem nada!"

"É... mas emprego aqui também num paga nada..."

"É verdade... bom, vou indo agora. Fique com Deus, minha filha"

"Tchau!"

Maninha pedante, desceu - ou melhor, caiu - do pedestal e resolveu se humanizar mais. Ônibus entupido de gente. Do nada eu escuto a voz da senhora do meu lado.

"Tava até aqui de água lá no Morumbi!"

Grande merda...

...

Fala com ela, Maninha!!!

"No Morumbi? Se lá no Morumbi encher, aqui já deveria estar debaixo d'água."

"Não, no estádio do Morumbi. Tava as cadeira tudo boiando... e o vento que deu na zona leste, eu vi o vento passando na minha janela e indo lá pra zona leste! Parecia uma nuvem de fumaça, e levou tudo as telha que caíram nos trilho. Parou o metrô"

"Parou o metrô?!?!?"

Agora que te diz respeito resolveu responder, ruiva estúpida?

"Parou! A linha leste-oeste tá parada!"

"Ahn..."

Incrível... só porque você não usa a leste-oeste não tá ligando a mínima. Maninha, que vergonha. Pensei que estivesse mesmo em processo de humanização

"Tá chegando na Vila Mariana?"

"Não, senhora, aqui ainda é a Paulista"

"Mas vai pra lá?"

"Vai sim, tem chão ainda"

...

"Senhora, Vila Mariana é no próximo"

"Ah, obrigada! Tinha até me esquecido! Tchau!"

"Tchau"

É. Até eu posso ser anjo, só faltava mesmo se interessar.

Nenhum comentário: