14 fevereiro, 2008

MÚSICAS DE FOSSA - O GUIA

Estava eu aqui, brincando com meu brinquedo favorito, rindo, feliz e de repente alguém vem e quebra o meu brinquedo... Mais claramente: pegaram o meu brinquedo e jogaram com toda a força possível na parede pra ver o que ia acontecer.

O jeito agora é chorar até esgotar, passar as etapas clássicas da fossa e depois tentar achar um brinquedo novo. Como os músicos até hoje só conseguiram inventar dois tipos de música (apaixonados e abandonados), segue um guia com a trilha sonora ideal para as fases da fossa. Pegue seu travesseiro e ligue o iPod.


Etapa 1: A negação
No começo te pegam meio desprevenido, mas sempre tem aquele momento em que você já viu que não há luz no fim do túnel, mas continua insistindo. Ninguém disse nada, mas tá na cara que você vai levar aquele pé. Nada fácil:

Never there – Cake
- Hum... tem certeza que é namoro?
Sozinho – Caetano Veloso
- Hum... não é namoro.
Stuck in the Middle With You – Stealers Wheel
- Essa posição meio "intermediária" certamente é a pior


Etapa 2: O inconformado
Terminou? Mesmo? Sério? Sério, meu. Se um não quer, dois não podem, nem adianta. Mas mesmo assim você argumenta...

Still loving you - Scorpions
- Para aqueles que acreditam que tempo é uma coisa que existe

Every Breath you Take – The Police
- É a música mais linda já feita para os perseguidores, o pior tipo de ex que pode existir


Etapa 3: Uma migalha, pelamordedeus...
Chega aquele momento em que você faz tudo, qualquer coisa, topa qualquer parada para ficar com o cara. Você se humilha, se anula, passa por cima de tudo em troca de um telefonema. Se você demorar nessa fase, procure um médico porque essa aqui é punk

Come back to me – Janet Jackson
- Se jogue, se arraste no chão, implore por um pedacinho!

One more night – Phill Collins
- Bom, apesar da humilhação, esse aqui bota um limitezinho...

Un-break my heart– Tony Braxton
- Para as adeptas às amarrações na boca do sapo


Etapa 4: A conscientização
Bom, chegou aquela hora em que você viu que realmente a vaca foi pro brejo, sem previsão de retorno. Aquela coisa de a gente então dizer "já que é assim, então vai".

Go your own way – Fleetwood Mac
- Este é um bom jeito de dizer "Vai pra p... que te pariu!!!"

Barely Breathing – Duncan Sheik
- Pra quem teve que botar o ponto final que o outro não teve capacidade. Odeeeeio isso!

Express Yourself - Madonna
- O mantra das mocinhas que precisam encostar o marmanjo na parede!

Etapa 5: A raiva
Hora de queimar fotos, apagar scraps, mensagens, rasgar cartas, chorar, chorar, chorar... Vale telefonar 450 vezes por dia, xingar, ligar pros amigos dele, falar mal. Eu não sou muito de botar limites aqui, mas é bom pegar leve nos processos judiciais

Você vai me destruir – Vanessa da Mata
- Essa é pra cantar com raiva no karaokê!

You Oughta Know – Alanis Morissette
- Ai... essa eu não queria encontrar pela rua

I Want to Break Free - Queen
- Esse começa nervoso, mas vai amansando... recomendável pros momentos de descontrole

Etapa 6: A recaída
Não pense que você escapa dessa, não. Bate aquela saudade mútua, as lembranças boas, aquela carência... e lá vai você fazer merda.

Mamma Mia – Abba
- Melô da sofredora. Amiga, larga dele...

Paixão Antiga - Tim Maia
- Aquele furor de um encontro ao acaso que você pensa que vai durar pra sempre, mas no dia seguinte...

A canção tocou na hora errada – Ana Carolina
- Se guardou carta com letra de forma, meu bem, é porque ainda tá faltando algo pra esquecer

Etapa 7: O escaldado
Passada a fase do "nunca mais vou encontrar um amor", você dá aquele braço de distância do figura e vê que dali não sai mais coelho mesmo, é hora de fugir. Dá também um medinho de passar por tudo isso de novo...

Falling in love – Eagle-Eye Cherry
- Apanha, morre de medo, mas continua a jogar...

Tainted Love – Soft Cell
- Pra quem já passou pela raiva e passou "ileso" da recaída (raríssimos esses casos!), agora só quer saber de passar longe da figura

I will survive – Gloria Gaynor
- Hino oficial dos escaldados. Ninguém escapa de um dia gritar "I will survive!" no meio da balada, de preferência gay

Etapa 8: Só por hoje...
Paixão é uma droga mesmo. A fase dos mantras "eu vou superar isso", "vai passar", "hoje eu não vou ligar" é a mais mala. E demora, o que é pior.

Live to Tell – Madonna
- Hora de contar pras amigas a triste notícia: você também vai passar por isso

I’ll be Over You - Toto
- Mantra do tipo Alpha FM também vale

Etapa 9: Caindo na real (agora sim)
Tem um momento em que você se cansa de sofrer, começa a perdoar as batidas de cabeça do outro, se dá conta que existem - mesmo - pessoas mais legais no mundo e resolve desencanar. Quando a poeira baixa, é como tirar uma pedra de 300kg das costas. Cante pro outro, sem ressentimentos.

Boa sorte – Vanessa da Mata
- Agora que você sacou, então admita que não ia dar certo mesmo

Touch of grey – Grateful Dead
- Po, eu adoro essa! É aquela música-fossa alegrinha, que faz você rir um pouco dos problemas


Etapa 10: Bola pra Frente
Parabéns, você chegou na fase que nem aquele sorriso mais lindo dele, nem voz suave no teu ouvido, nem mesmo o perfume que você deu de presente pode te fazer voltar atrás. Aproveite pra se concentrar - finalmente - naquilo que você quer para a sua vida, não para a dele.

Certainly – Erykah Badu
- Muito boa na hora de dar aquela dispensada num mané que achou que podia te conquistar

Suddenly I See – KT Tunstall
- Essa é ótima pra se inspirar e tirar do fundo da gaveta aquela pessoa poderosa que você é

Jump - Madonna
- Madonna também é auto-ajuda, como eu disse no post abaixo.


* Um beijo em quem adivinhar a fase em que eu estou agora e conseguir descobrir a música.

4 comentários:

Unknown disse...

Etapa 10: bola pro alto que o jogo é de campeonato! "Could you be loved" do Bob, vale?

Juju Guarany disse...

Opa! Essa também é fantástica.
Adoraria já estar na etapa 10, mas infelizmente ainda estou trabalhando nisso... rs

Fabi disse...

Acordei: Torn and Tattered - Joss Stone
Acordei mesmo, seu idiota: You had me, Joss Stone

Anônimo disse...

eu ainda tô na fase you oughta now...