25 março, 2004

Vamos às minhas considerações agora: A PAIXÃO DE CRISTO

Depois de uma corrida conturbada ao cinema, com direito a perder o ingresso e o cartão do banco no caminho, achei tudo e entramos no filme. Walker e eu, na frente, mas sem dores no pescoço, sem saber que reação teríamos ao polêmico filme de Mel Gibson. Já havia lido que o filme era anti-semita, violento, sangrento, parcial, e já até sabia o fim da história. Mas fui assim mesmo.

Eu não sou católica praticante. Tenho tanta aversão a isso que não rezo, não agradeço aos céus, não estendo a mão em bênçãos. Sou dura com essas coisas, não quero casar na igreja de jeito nenhum. Nunca li a bíblia, então nem poderia julgar a tal "fidelidade" do filme ao Evangelho.

Sabendo que Mel Gibson é católico, penso que é então a visão de um católico ali. Um dos mais ortodoxos, inclusive. Soube de muita gente chorando do começo ao fim do filme e digo: Eu e Walker saímos rindo do cinema. E saí com uma conclusão básica sobre Jesus: ele era apenas mais um profeta que se dizia ser a salvação de tudo. E ele acreditava tanto nisso que estava disposto a doar sua própria vida para que esta fosse a verdade. Não vi nada no filme que me mostrasse que Jesus foi um homem fantástico, nada que me dissesse "realmente, esse homem veio para nos salvar". Ele foi dado como louco por alguns, foi ridicularizado pelos torturadores romanos e convenceu muita gente. Cada vez mais gente.

Esse filme me mostrou a face puramente humana de Jesus. Sem milagres, sem magias. Quem acreditou nele poderia ter acreditado em qualquer outro profeta. Escolheu ele, simplesmente isso. Para mim, essa é a maior prova da ilusão de tudo. Não há filho de Deus, há apenas alguém se dizendo Rei, se dizendo Escolhido. Me pergunto se Jesus não era o livro de auto-ajuda das pessoas daquela época, repetindo a elas "ama ao próximo, ora pelo teu inimigo", e tão dispensável quanto.

Entrei descrente no filme. Saí crente. Crente de que não houve filho de Deus coisa nenhuma.

Aliás... alguém sabe me dizer como morreu Maria? Nunca li nada sobre isso...

Nenhum comentário: