24 maio, 2007

Tributação indecente

São quase cinco meses trabalhando todos os dias só pra pagar impostos. Matéria do UOL mostrou o levantamento feito pelo IBPT. Agora, depois do dia 26, é que a gente começa a trabalhar pra pagar aluguel, telefone, etc. E só DEPOIS disso vamos pensar em comer, pegar ônibus, comprar uma blusa, e só DEPOIS é que a gente pensa em guardar algo pro futuro.

É tão revoltante que não dá nem pra entender como é que, mesmo com tudo isso de imposto, o Brasil aparece com crescimento sustentável. O que deve ter de gente sonegando não tá escrito. E o governo inventa novos impostos todo dia. Emprego formal é um luxo, já que pra contratar alguém o empresário paga quase o mesmo valor ao Fisco. Isso é algo ridículo: microempresários não conseguem se manter dentro da lei. É como se o governo implorasse pra ser passado pra trás.

Se a carga não fosse tão violenta, se restringisse a 15% do rendimento bruto, e se as multas de sonegação fossem mais severas (e aplicadas), acredito que a arrecadação poderia aumentar (sério! dá pra aumentar). E quem sabe, com mais organização, os serviços públicos poderiam efetivamente funcionar e não teríamos que pagar tanto seguro, plano de saúde e tudo o mais.

Me sinto vivendo numa daquelas casas visitadas pela Supenanny, com quatro crianças comandando a baderna, roupas e brinquedos espalhados pra todo lado, ninguém é de ninguém, mamãe não manda nada. Agora, se a babá consegue domar os pirralhos, o que impede o governo de botar ordem na bagunça?

3 comentários:

Renata Gervatauskas disse...

É verdade, o Lula é tão "paizão" do país, né? Podia contratar uma supernanny... hahaha

beijos,

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Medieval disse...

Ninguem mexe por que da trabalho. E um monte de sujeira vem à tona, contrariando interesses maiores do que por ordem nessas coisas. E a gente vai pagando, vai pagando....