05 setembro, 2007

Primeiro dia no trabalho novo

Primeiras vezes são sempre boas.

Mentira, né? Odiei a primeira vez que eu tive que pagar pro imposto de renda. Como assim? Eu ralo o ano inteiro pros cara me tirarem 27, 5% de tudo o que eu consegui? Assim a gente não consegue crescer mesmo.

Trabalho novo também não é lá a melhor das experiências. É legal mudar, chegar num lugar novo, pessoas novas... parece que mudou o ano também. Mas é bom prestar atenção nos detalhes, eles podem fazer a diferença nas horas cruciais do dia-a-dia.

O decote
Meninas voluptuosas como eu costumam ganhar apelidinhos no primeiro dia. "Viu a menina nova?" "Aquela peituda? Sei!" Pois é, eu já cheguei de blusinha de freira pra estrear no escritório, na esperança de não olharem mais pra eles do que pros meus olhos cor de jabuticaba. mas como não funcionou, eu também já radicalizei e assumi o apelido, caprichando no sutiã. Vai depender muito de ONDE você vai trabalhar...

O café
Descubra logo onde fica o café. É lá que as coisas realmente acontecem. Ali que são decididos os assuntos mais importantes do dia. E também será ali que você vai descobrir quem é cada um. As fofocas podem esperar a semana acabar. Não tente saber de tudo logo de cara. É como um namoro: se você já descobre os podres logo de cara, a relação já nem vai pra frente.

O primeiro amigo
As estatísticas inventadas não mentem: em 89% da vezes em que você é o novato do escritório, o primeiro amigo, aquele que puxa papo e te convida para um café no primeiro dia, é o mala. Fuja desse aí o quanto puder. Seja simpático e invente um telefonema, mas fuja do mala de toda forma se não quiser acabar indo com ele - sozinho - para o happy hour da sexta-feira.

Toca telefone, toca toca telefone!
No primeiro dia, mais que nos outros, os detalhes fazem toda a diferença. Se no meio das apresentações o seu telefone começar a gritar "Tem um pooobre ligaaando pra mim" isso pode virar o seu bordão - e pelas costas, o que é o pior. Desligue o aparelhinho um pouco.

Sua mesa
Tá bom, disseram que a mesa é sua. Olha, eu se fosse você não acreditava não... deixa ela meio impessoal por uma semana, pelo menos. Vai que a Cida aí do seu lado era muito ligada na antiga moradora da mesa, aí ela te vê colocando a foto do seu cachorro doberman dominador garanhão onde ela costumava ver a família quatrocentona da amiga, vai te jogar um mau olhado....

O chefe
Esse aí já te ama! Chegou o novo filho, carne nova! Ele que te escolheu, que beleza! Amigo, repara na ciumeira que você tá dando na galera em volta e seja discreto. Não é bom negócio chegar e ser taxado de pau mandado logo no primeiro dia. De novo, vai acabar sozinho com o mala num happy hour da Vila Olímpia cheio de mauricinhos e chopp mal tirado - e caro.

Enfim, detalhes. Boa sorte no novo trampo! Watch your back...

7 comentários:

Anônimo disse...

Ju, dito e feito! O mala me convidou para um café. E mais: é um mala galanteador que me chama de gatinha. rs. Não aceitei, claro. E sigo firme, forte e blasé. Beijos!

Ah, sim, talvez ninguém queira ser meu amigo tão cedo. Eu sou a queridinha do chefão. rs.

Anônimo disse...

Poxa, pensei que tu tinha mudado de trampo! :P
Mas tudo bem, as dicas são de alta qualidade, agora só me falta colocá-las em prática! :P

Beijão, Ju!

Anônimo disse...

AMEI!!!!! Seu estilo descontraída ADOROW!!!!
Me transportei paras as situações na hora, foi muito divertido e REAL.

SAUDADES
GAB

Anônimo disse...

hahahaha! muito bom!

e chopp na vila olímpia é ruim mesmo. o que mais tem por aqui, além dos preços altos, são buracos na calçada e agências de propaganda. na mesma proporção.

i will back.

Unknown disse...

salve mocinha!!! tudo bem? e esse agito todo como vai?
Jú, me link no seu blog, criei um novinho em folha
www.bomdeouvido.blogspot.com
ok? beijos!
JF

Anônimo disse...

Ótimo texto! O problema vai ser quando a galera do novo trampo descobrir seu blog...

Lelena disse...

hahahahahaha
eu costumava ser a que faz as vezes de anfitri� pros novatos se sentirem � vontade....

ser� que eu sou mala???

putz, nunca mais fa�o isso hahahaha