A família careta de Lya Luft
"Perdoem-me os pais que se queixam de que os filhos são um fardo, de que faltam tempo, dinheiro, paciência e entendimento do que se passa - receio que o fardo, o obstáculo e o estorvo a um crescimento saudável dos filhos sejam eles"
Não há nada mais deprimente do que uma mãe agredindo seu filho. Outro dia vi uma dessas num posto de gasolina chamando a filha de "estrupício". Eu não consigo aceitar uma coisa dessas. Para quê ter filhos se vai tratá-los assim?
Eu concordo com a Lya Luft na coluna dessa semana na Veja quando ela diz que a família tem que ser careta - e explica o significado que deu a essa palavra. Pra criar uma família é preciso ter e dar disciplina, respeito, atenção e amor. É um equilíbrio sutil, muito difícil, mas é a base para uma família feliz. É claro que a gente sempre tem conflitos, afinal convive na mesma casa, é uma coisa muito intensa, mas exatamente por isso é preciso trabalhar muito para manter uma família feliz.
A frase acima diz muito sobre a atual visão que se tem de filhos: um gasto, um fardo, uma despesa. São coisas que não se pode ignorar. Se não há dinheiro, por favor não insista: seu filho vai mesmo se tornar um problema. De resto, é preciso ter muita vontade de se doar para ele, de dedicar 80% do seu tempo a ele. Se não for assim, com muita vontade, planejamento e controle nos gastos, não vale a pena pôr mais alguém no mundo.
Pra quem não me conhece, explico que não quero ter filhos. Não me sinto preparada, não tenho o dinheiro, o planejamento nem a disposição de dedicar tanto tempo da minha vida a outra pessoa. Acho que o fardo, o obstáculo e o estorvo ao seu crescimento saudável seria eu mesma, por isso escolho não ser nada disso. Em 30 anos essa opinião não mudou, então por enquanto continuo assim.
06 junho, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
certeiro
fantástico e a mais pura verdade.
minha opinião é idem a sua.
bjo, boa sorte aí nas suas correrias
Herbert JF
pois é Ju, a nossa sociedade ainda acha que filho é "banalidade".
Planejamento familiar? Nem sabemos o que é isso! As famílias não se preparam adequadamente para receber um filho, nem financeiramente, nem emocionalmente.
To ressuscitando pros blogs, tá aqui o endereço do novo: http://comportada.blogspot.com/
Oi Ju, sou do Blog Balzaquianas e adorei o que vc escreveu. Estou vivendo uma fase meio careta com minha filha adolescente... Logo eu uma trintona tão liberal... Beijocas
Kátia Barros
Postar um comentário