06 junho, 2007

A família careta de Lya Luft

"Perdoem-me os pais que se queixam de que os filhos são um fardo, de que faltam tempo, dinheiro, paciência e entendimento do que se passa - receio que o fardo, o obstáculo e o estorvo a um crescimento saudável dos filhos sejam eles"

Não há nada mais deprimente do que uma mãe agredindo seu filho. Outro dia vi uma dessas num posto de gasolina chamando a filha de "estrupício". Eu não consigo aceitar uma coisa dessas. Para quê ter filhos se vai tratá-los assim?

Eu concordo com a Lya Luft na coluna dessa semana na Veja quando ela diz que a família tem que ser careta - e explica o significado que deu a essa palavra. Pra criar uma família é preciso ter e dar disciplina, respeito, atenção e amor. É um equilíbrio sutil, muito difícil, mas é a base para uma família feliz. É claro que a gente sempre tem conflitos, afinal convive na mesma casa, é uma coisa muito intensa, mas exatamente por isso é preciso trabalhar muito para manter uma família feliz.

A frase acima diz muito sobre a atual visão que se tem de filhos: um gasto, um fardo, uma despesa. São coisas que não se pode ignorar. Se não há dinheiro, por favor não insista: seu filho vai mesmo se tornar um problema. De resto, é preciso ter muita vontade de se doar para ele, de dedicar 80% do seu tempo a ele. Se não for assim, com muita vontade, planejamento e controle nos gastos, não vale a pena pôr mais alguém no mundo.

Pra quem não me conhece, explico que não quero ter filhos. Não me sinto preparada, não tenho o dinheiro, o planejamento nem a disposição de dedicar tanto tempo da minha vida a outra pessoa. Acho que o fardo, o obstáculo e o estorvo ao seu crescimento saudável seria eu mesma, por isso escolho não ser nada disso. Em 30 anos essa opinião não mudou, então por enquanto continuo assim.

4 comentários:

José disse...

certeiro

Anônimo disse...

fantástico e a mais pura verdade.
minha opinião é idem a sua.
bjo, boa sorte aí nas suas correrias
Herbert JF

Lelena disse...

pois é Ju, a nossa sociedade ainda acha que filho é "banalidade".
Planejamento familiar? Nem sabemos o que é isso! As famílias não se preparam adequadamente para receber um filho, nem financeiramente, nem emocionalmente.


To ressuscitando pros blogs, tá aqui o endereço do novo: http://comportada.blogspot.com/

Kátia Barros disse...

Oi Ju, sou do Blog Balzaquianas e adorei o que vc escreveu. Estou vivendo uma fase meio careta com minha filha adolescente... Logo eu uma trintona tão liberal... Beijocas

Kátia Barros